PIS e COFINS

Existem dois parâmetros destinado as configurações dos tributos de PIS e COFINS:
1- CST Padrão para PIS/COFINS da operação
Este parâmetro faz com que todas as notas fiscais que utilizem a natureza de operação selecionada convertam o CST de PIS/COFINS para o valor selecionado. Este parâmetro geralmente deve ser utilizado para operações específicas em que todos os itens da nota fiscal adotem o mesmo código de tributação. As operações mais comuns em que isso pode acontecer são referentes as transferências de mercadorias ou as devoluções de compra/venda.
Os códigos disponíveis serão diferentes de acordo com a operação da nota fiscal.
Caso a operação seja de entrada, os códigos disponíveis serão somente os que correspondem as operações de Entrada, o mesmo vale para as operações de Saída.

 

Códigos disponíveis para as operações de entrada:

Códigos disponíveis para as operações de saída

2- Conta contábil
O Plano contas contábeis tem por objetivo enviar ao SPED Contribuições as contas contábeis utilizadas pelo contribuinte em sua Escrituração Contábil, relacionadas às operações representativas de receitas, tributadas ou não, e dos créditos apurados.

Esta informação é de preenchimento obrigatório em todas as naturezas de operações para as empresas que estão enquadradas no regime normal (Lucro Real ou Lucro Presumido).

Exemplo de cadastro de conta contábil: