Etapas de Implantação do Sincronismo INOVAFARMA

O processo de implantação do Sincronismo funciona de maneira colaborativa, sendo que as 3 partes envolvidas (cliente, parceiro, fábrica) precisam trabalhar em conjunto para que a execução seja feita corretamente.

Dentro do procedimento, existem tarefas e responsabilidades específicas das partes; se todas forem seguidas corretamente e no tempo certo, a implantação será realizada com excelência.

Para entendermos melhor o processo como um todo, vamos separar as fases em ordem cronológica e com o responsável pela execução entre parênteses.

IMPORTANTE: Antes de iniciar o processo de implantação, certifique-se de ter realizado a Matriz de Aderência da loja, atendendo a todos os Requisitos Mínimos de Hardware e Software para o funcionamento do Sincronismo.


PRÉ-ETAPA (Parceiro) - Requisito Obrigatório

Entrar em contato com a Equipe de Sincronismo, agendando o melhor horário disponível para implantação.

Os agendamentos são divididos em 2 períodos no dia: primeiro período com início às 8h e segundo período com início às 14h.

Em um único agendamento será realizada a configuração completa da rede de sincronismo, com exceção de situações que envolverem imprevistos. Por exemplo: em uma rede com 1 loja matriz e 2 filiais, as 3 lojas serão configuradas no período que foi agendado para a realização da configuração da rede.

Em casos extremos de necessidade de reagendamento para a finalização das configurações, a fábrica notificará no ticket.

Não esqueça de abrir o ticket agendando o horário com o implantador na fábrica, com o cliente e com a sua equipe; uma implantação de sucesso vai depender dessas 3 partes.

Sem horário marcado, a implantação não poderá ser iniciada.

Em caso de dúvidas sobre a abertura do chamado, verifique o artigo: Como abrir um chamado para Sincronismo

IMPORTANTE: A LOJA MATRIZ PRECISARÁ FICAR PARADA ATÉ QUE A FÁBRICA REALIZE A LIBERAÇÃO, INFORMANDO NO TICKET DO AGENDAMENTO.


ETAPA 1 (Parceiro)

Preparar o computador do cliente para receber as configurações da replicação de dados.

Tarefas dessa fase

* Ao atualizar o INOVAFARMA, é IMPORTANTE abrir o sistema para que a nova versão seja registrada no banco de dados; após abrir o sistema, siga normalmente para o próximo passo (backup do banco para envio de replicação).

Essa etapa irá preparar a estrutura da loja para começar a receber as configurações de sincronismo.

Se atente a todos os pontos para que o processo não sofra atrasos quando chegar nas atividades de responsabilidade da fábrica.



ETAPA 2 (Fábrica)

Preparação da estrutura para receber banco de dados da loja a ser sincronizada.

Realizado pelos analistas de implantação do sincronismo.

Tarefas

Restauração do banco de dados no Servidor em Nuvem após as adequações.


ETAPA 3 (Fábrica)

Preparação do banco de dados para replicação.

Realizado pelos analistas de implantação do sincronismo.

Tarefas

Criar a estrutura de replicação no banco de dados do cliente (+ de 460 tabelas) 

Esse processo pode levar horas, dependendo da complexidade do banco de dados.



ETAPA 4 (Fábrica)

Envio do banco de dados já preparado para a replicação 

O envio é feito pela interne; dependendo da velocidade de conexão e da estabilidade da internet no momento, o upload poderá sofrer variações de tempo (minutos ou horas).

Realizado pelos analistas de implantação do sincronismo.

Tarefas

Upload do banco de dados com as informações adequadas para iniciar o processo de replicação.

Essa etapa será repetida em cada loja que será configurada na rede. Exemplo: em uma rede com 1 loja matriz e 2 filiais a etapa será repetida 3 vezes.



ETAPA 5 (Fábrica)

Para que a conexão em nuvem entre os servidores esteja funcionando corretamente, alguns ajustes precisam ser feitos.

Realizado pelos analistas de implantação do sincronismo.

Tarefas

  • Configuração da ferramenta VPN;
  • Configuração da instância SQL;
  • Ajuste da nova conexão com banco de dados;
  • Iniciar a sincronização de dados;
  • Validações finais de funcionamento;
  • Entrega do Sincronismo.


Figura: Demonstração das Etapas de Implantação do Sincronismo

*clique na imagem para ampliar



ETAPA 6 (Parceiro/Fábrica)

Ao final da criação dos bancos de dados das filiais, as que já utilizarem algum tipo de sistema (seja o InovaFarma ou qualquer outro) deverão passar pelo processo de importação de dados.

ATENÇÃO: caso a filial for passar pelo processo de inauguração e não utilizar nenhum sistema anteriormente, não é necessário passar pela importação de dados, pois não há nenhuma informação a ser capturada de nenhum outro sistema. Assim, basta realizar a ativação do sistema InovaFarma (através do banco com as configurações de sincronismo) e liberar para uso na filial.

Assim que finalizadas as configurações de sincronismo, o banco de dados com as configurações de sincronismo ficará na instância SQL aguardando a importação de dados ser realizada.

Em nenhum momento após a finalização das configurações o time de sincronismo realiza a parada da loja para a troca de bancos. Essa etapa é realizada exclusivamente pelo time de importação de dados conforme alinhamento prévio com os parceiros.

O processo de importação de dados transferirá as informações do banco de dados sem as configurações de sincronismo para o banco de dados com as configurações de sincronismo. Somente depois da conclusão desse processo em cada uma das filiais é que as lojas passarão a compartilhar as informações entre si.

Para a realização da importação de dados é necessário realizar a abertura de um novo chamado para o time de importação poder auxiliar com o processo.

Mais informações sobre o agendamento e processo de importação de dados disponível no artigo: Importação de Dados



TEMPO DE IMPLANTAÇÃO DO SINCRONISMO


O tempo de conclusão de cada etapa pode variar conforme a infraestrutura do cliente, tamanho do banco de dados, conexão banda larga e eventuais problemas técnicos.

Geralmente o processo de instalação do Sincronismo leva cerca de 3h00min para ser concluída APÓS A RESTAURAÇÃO DO BANCO DE DADOS DO CLIENTE NA NUVEM.


Se atente aos passos da Etapa 1 para que a implantação siga o horário padrão


Sugestão: Adolfo Poiatti

Edição: Lucas Sabadini

Revisão: Rafael Almeida